Daemon Tools: emulando um CD-ROM

Imagine-se na seguinte situação: você se cadastrou para testar o Windows Server 2003, foi aprovado e na hora de fazer o download você nota que o formato do mesmo é um arquivo ISO (uma imagem de CD). Se você tem gravador de CD é só usar um programa de gravação (Nero, Easy CD Creator, etc), gravar a imagem e instalar o CD - mas e se você não tem um gravador ?

Ou então não tem midias em branco para gravar o CD ? Ou então você quer testar a imagem antes de gravá-la ? Não importa muito o motivo, mas saiba que há solução: são os drives virtuais.

Drivers virtuais são programas que simulam drivers de CD-ROM permitindo por exemplo você rodar imagens sem que elas sejam gravadas. Neste tutorial eu explicarei como usar o Daemon Tools, considerado o melhor drive virtual. Bem, vamos ao tutorial:

Instalação:

1.  Visite o site oficial do Daemon Tools (http://www.d-tools.de/main800.htm) e pegue a última versão do Daemon Tools (3.29, na criação deste artigo)
 
2.  Na primeira tela o programa avisa que é freeare para uso pessoal, clique em Accept.
 


3.  Agora o programa perguntará se você quer executar o “setup.exe”, o programa de instalação propriamente dito, clique em Yes.
 

 
4.  A primeira tela é a de apresentação. Clique no botão Next.
 

 
5.  Agora o programa perguntará em qual pasta o programa será instalado: apenas clique no botão Next.
 

 
6.  Estamos prontos para instalar o Daemon Tools: clique em Next nessa tela.
 


7.  Agora é só clicar no botão Close para finalizar a instalação.
 

 
Daemon Tools – Criando uma Imagem:

1.  Dê uma olhada nos drives para ver que o drive “falso” ja está disponível mas não pode ser usado pois não há CD-ROMs nele. Vamos então montar uma imagem para que ela possa ser acessada pelo drive.
 

 
2.  Quando o programa de instalação é finalizado, o Daemon Tools ja é executado e fica escondido na área de notificação - mas se ele não estiver sendo executado, abra-o pelo atalho que a instalação cria na área de trabalho.
 

 
3.  Para criar uma imagem clique com o botão direito no ícone do programa, acesse a opção Virtual CD/DVD-ROM, escolha seu drive e depois escolha a opção Mount Image.
 

 
4.  Localize a imagem do seu Windows Server 2003, e dê dois cliques nela. Automaticamente a imagem será montada e o CD será carregado, iniciando a instalação do Windows Server 2003.
 
5.  Para desmontar a unidade (ejetar o CD) clique com o notão no ícone do programa, acesse a opção Virtual CD/DVD-ROM, escolha o drive e escolha a opção Unmount Image.
 

 
Daemon Tools – Opções do Menu:
 

 
Virtual CD/DVD-ROM: Nesse menu você configura o modo de visualização das unidades emuladas, as configurações da unidade virtual e a habilitação de mais unidades virtuais (até 4 drives virtuais).

Emulation: A opção Emulation habilita/desabilita a emulação de proteções de CDs.

Options:
Nessa opção configura-se aspectos relacionais ao Daemom Tools.

Help: Ajuda do programa.

Exit: Termina o programa. Ao fazer isso, é necessário recarregar o Daemom Tools para usar o drive vitual.


Conclusão:


Depois desse tutorial, espero que as dúvidas em elação ao Daemom Tools estejam resolvidas pois o Daemom Tools, quando bem usado, é um grande socorro para casos extremos.

Procurar no site

Conteudo colocado por Webmasters : Luigi

">